Clínica Catarinense do QuadrilClínica Catarinense do Quadril

A REABILITAÇÃO DO QUADRIL

Parte fundamental no tratamento de qualquer transtorno articular, a reabilitação através de técnicas de fisioterapia, deve ser aplicada por equipes experientes.

A CLÍNICA CATARINENSE DO QUADRIL, e a CLÍNICA ESPECIALIZADA PROJETO COLUNA RETA(, desenvolveram em conjunto programas especiais para as patologias do quadril, além de programas específicos nos casos de cirurgia.

Nos casos de situações onde não há necessidade de tratamento cirúrgico, ou quando se deve evitar a cirurgia, podem-se utilizar técnicas como o GDS.

 





 

PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PARA PRÓTESE TOTAL DO QUADRIL      Voltar ao topo


Nestes casos a fisioterapia começa antes da cirurgia. Pode ser realizado na própria casa do paciente (ideal), ou na clinica.

O pré-operatório

Um Fisioterapeuta, treinado em fisioterapia do quadril, visita o paciente em sua residência. Verifica os aposentos onde o paciente deverá ficar após a cirurgia. Pode propor a mudança de mobília, adaptações do vaso sanitário e do chuveiro, altura da cama, e outras. Depois treina o paciente em todos os movimentos que ele poderá realizar após a cirurgia. Ensina a sentar no leito, sair da cama, andar de muletas, sentar em poltronas e entrar no carro. Tudo isto ANTES da cirurgia, assim o paciente irá para a sala de operação mais seguro, e já conhecendo o profissional que lhe ajudará nos primeiros dias após a operação.

Nos casos dos pacientes que não residem em Florianópolis é possível realizar este treinamento na clinica. As orientações sobre adaptações de sua residência podem ser escritas.

Geralmente uma a duas sessões antes da cirurgia são suficientes.



 

O PÓS-OPERATÓRIO NO HOSPITAL      Voltar ao topo


O cérebro não sabe ainda que o quadril foi substituído por uma prótese. Áreas do cérebro (córtex) ainda associam o movimento do quadril com dor. Assim, precisa-se "ensinar" para o cérebro que o movimento não leva a dor pois existe agora uma prótese. Naturalmente ainda existe a dor da própria cirurgia.

Logo no dia seguinte da cirurgia o próprio médico inicia os exercícios treinados antes da cirurgia, e tão logo as condições clínicas permitam, dá-se inicio ao programa especifico.

O paciente poderá sentar, ficar em pé e caminhar conforme orientação do médico e conforme o tipo de cirurgia realizada. Geralmente, senta no dia seguinte; fica em pé e anda no segundo ou terceiro dia, com auxílio do profissional que o preparou.

É exatamente nesta fase que o paciente percebe como foi importante seu preparo antes da cirurgia.



 

O PÓS-OPERATÓRIO EM CASA       Voltar ao topo


Segue o treinamento, agora mais intensivo. Mais exercícios, mais tempo de treino e mais vezes por dia.

Nesta fase, experimenta subir e descer escadas, e caminhadas mais longas.

Geralmente o programa vai até 20 a 30 dias de pós-operatório. Daí em diante o paciente pode continuar seus exercícios sozinho. Se for necessário, pode-se estender o programa por mais tempo

 



 

PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PARA VIDEOARTROSCOPIA DO QUADRIL      Voltar ao topo


Este programa é exclusivo da Clinica Catarinense do Quadril. Foi criado pelo grupo do Projeto Coluna Reta, e utiliza diversas técnicas, mas principalmente o GDS.



 

O PRÉ-OPERATÓRIO      Voltar ao topo


Em apenas uma sessão na clínica o paciente é orientado a como utilizar muletas, exercícios iniciais, e atividades de vida diária ( banho , vaso sanitário,etc..)



 

O PÓS-OPERATÓRIO      Voltar ao topo


Como o tempo de permanência internado é menor que 24horas, os exercícios iniciais são ativos ( realizados pelo próprio paciente já treinado).

No dia seguinte da alta inicia bicicleta ergométrica.

Entre o 3º e o 7º deve iniciar a primeira sessão de GDS na clinica. É neste momento, que concentramos todos nossos esforços para oferecer um trabalho altamente especializado.Geralmente o paciente realiza uma sessão semanal por cerca de 2 a 3 meses.

No 20º dia deve iniciar a hidroterapia, que é um importante co-adjuvante na reabilitação da artroscopia do quadril.

Rua Almirante Carlos da Silveira Carneiro 182, Agronômica, CEP 88025-350 , Florianópolis , SC. Fone: 3333-0177 e 3228-2031
Responsável Técnico : Dr. Marcos Emilio Kuschnaroff Contreras CRM 5382/SC